quarta-feira, 30 de março de 2016

VIII Vivência Agroecológica MUDA- AFOJO

Do dia 18 ao 20 de março realizamos a VIII Vivência Agroecológica MUDA- AFOJO.  A vivência ocorreu no Sítio do Café, que fica localizado na comunidade do Fojo, inserida na Microbacia de mesmo nome, em Guapimirim-RJ.  A Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo – AFOJO, tem como principal objetivo fortalecer a agricultura local e promover a sustentabilidade dos sistemas produtivos em sintonia com os ciclos da natureza.





A AFOJO se associa à Universidade Federal do Rio de Janeiro através das Feiras Agroecológicas da UFRJ, realizadas no campus da Ilha do Governador/Fundão, onde produtores comercializam os alimentos que produzem. Guapimirim tem ao seu redor diversos municípios com índices elevados de uso de agrotóxicos na agricultura, e a AFOJO demonstra o potencial da agricultura periurbana de contrapor a lógica do agronegócio e da agricultura com uso de insumos tóxicos.



S. Domingos e Dona Oreni são produtores associados à AFOJO, e foram nossos anfitriões nesta vivência, no Sítio do Café. Ao chegarmos no sítio fomos calorosamente recebidos com um delicioso caldo de aipim. Além do aipim, outros alimentos como o milho, a couve, o inhame, o café, diversas frutas, e muitos outros alimentos orgânicos são cultivados neste sítio, e fizeram parte da nossa alimentação durante toda a vivência.

Diversas atividades foram organizadas e realizadas durante o encontro. Estas atividades tiveram como objetivo proporcionar aos participantes uma aproximação com os produtores, a valorização do seu trabalho, e saberes agroecológicos. Além disso, também buscamos promover a colaboração entre os saberes acadêmicos interdisciplinares e os saberes agroflorestais.














Com o intuito de abordar questões sobre o ciclo orgânico produtivo tivemos conversas esclarecedoras em grupo sobre o preparo do solo, plantio, e pudemos realizar a colheita de milho orientada por D. Oreni. Ela, junto com Sr. Domingos, nos explicou sobre os processos de comercialização dos produtos, como alguns já conheciam através da feira agroecológica do Fundão e de outras feiras das quais também participam. Visitamos a Feira Orgânica Agroecológica de Teresópolis e de Guapimirim, podendo diversificar nosso conhecimento de produtores agroecológicos e suas relações com os consumidores. No fim da vivência, construímos em conjunto uma composteira com os resíduos orgânicos gerados no encontro.


Músicos na Feira Agroecológica de Teresópolis




D. Oreni na Feira Agroecológica de Teresópolis






S. Domingos e a composteira

Composteira com palha de milho


 Os produtos orgânicos cultivados no Sítio do Café são vendidos às quartas-feiras e sábados na Feira Agroecológica de Teresópolis na Rua Tenente Luiz Meirelles, s/n, Várzea (próximo à rodoviária), de 8 às 14 horas, e na Feira Agroecológica da UFRJ às quintas-feiras de 8 às 15h na entrada do CCS (Centro de Ciências da Saúde- entrada principal), na entrada do CT (Centro de Tecnologia, bloco A) e na Reitoria (Entrada do Prédio).

Um comentário:

  1. Como o serviço do Sr. Benjamin Lee me concedeu um empréstimo!!!

    Olá a todos, sou Lea Paige Matteo de Zurique Suíça e quero usar este meio para expressar gratidão ao serviço do Sr. Benjamin por cumprir sua promessa ao me conceder um empréstimo, estava preso em uma situação financeira e precisava refinanciar e pagar minhas contas bem como iniciar um negócio. Tentei buscar empréstimos de várias empresas de empréstimo, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca consegui e a maioria dos bancos recusou meu pedido de crédito. Mas como Deus quis, fui apresentada por uma amiga chamada Lisa Rice a este serviço de financiamento e passei pelo devido processo de obtenção de empréstimo da empresa, para minha maior surpresa em 5 dias úteis assim como minha amiga Lisa, também fui concedeu um empréstimo de $ 216.000,00 Portanto, meu conselho para todos que desejam um empréstimo, "se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência à obtenção de um empréstimo on-line com baixa taxa de juros de 1,9% e melhores planos / cronograma de reembolso, entre em contato com este serviço de financiamento. Além disso, ele não sabe que estou fazendo isso, mas devido à alegria em mim, estou muito feliz e desejo que as pessoas saibam mais sobre esta grande empresa que realmente concede empréstimos, é minha oração que DEUS abençoe mais à medida que colocam sorrisos nos rostos das pessoas. Você pode contatá-los por e-mail em { 247officedept@gmail.com}

    ResponderExcluir