quarta-feira, 8 de junho de 2016

No último domingo (05/06) foi o Dia do Meio Ambiente, e para comemorar, realizamos a inauguração do Parque Ecológico da Vila Residencial, localizada na Cidade Universitária/Fundão. O evento contou com oficinas de cerveja artesanal, bambolê, compostagem e minhocário e de sabão com óleo usado. Realizamos um almoço agroecológico colaborativo e encerramos as atividades com uma fogueira, música ao vivo e muita celebração! O evento teve como principais objetivos divulgar a iniciativa, lançar a campanha Composta Vila e agregar novos membros.


Museu do Caramangue, feito de materiais reaproveitados




Interior do museu


Na Vila Residencial da UFRJ, a atuação iniciou-se em agosto de 2015, com o intuito de promover a saúde através da gestão integrada de resíduos orgânicos, com foco na compostagem. A partir da articulação com lideranças locais, através da associação de moradores e do coletivo de restauração e preservação do manguezal “Caramangue”, e também em parceria com o Movimento Comida de Verdade (ANERJ), desenvolveu-se o projeto Parque Ecológico da Vila Residencial. O projeto tem como objetivos principais a preservação do manguezal, contenção da expansão urbana irregular, educação ambiental, produção de alimentos e aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.




Oficina de cerveja artesanal



 Almoço em andamento...




                                      




Oficina de sabão com óleo usado


A perspectiva do grupo é continuar desenvolvendo atividades de planejamento e capacitação, de forma a sensibilizar mais pessoas para a agroecologia, fortalecer a horta comunitária e consolidar o Parque Ecológico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário